laço azul

Novembro azul

Assim como a campanha Outubro Rosa é um lembrete para as mulheres cuidarem da saúde e promoverem ações de prevenção com relação ao câncer de mama, a campanha Novembro Azul é um lembrete para os homens atentarem aos cuidados preventivos com relação ao câncer de próstata.
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Hoje, ele é o sexto mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, o que representa cerca de 10% do total de cânceres. Em 2014, o INCA estima que 60.180 novos casos sejam diagnosticados.
A doença ocorre quando as células da próstata, glândula localizada próxima à bexiga, começam a se multiplicar de forma desordenada.
Na fase inicial, o paciente não apresenta sintomas, o que torna imprescindível que os homens façam os exames específicos indicados pelo médico, a partir dos 45 anos. Já entre outros homens que possuem histórico familiar da doença, devem avisar seu médico previamente. O diagnóstico precoce é hoje a arma mais importante. Quando descoberto nos estágios iniciais, as chances de cura do câncer de próstata são muito mais altas. No Brasil, a doença é responsável por 6% do total de óbitos de homens e, 2010, fez 12.778 vítimas.
Hoje, um dos maiores problemas com relação à detecção precoce do câncer de próstata reside no preconceito, uma vez que o mais importante exame para esse propósito é o exame de toque retal, o qual muitos homens se recusam a realizar por conta da ideia errônea de que ele afetaria sua masculinidade. Outros homens deixam de fazer o mesmo exame por medo, no entanto, é importante frisar que o exame de toque é essencial para se detectar tumores e que, se descoberto no início, esse câncer é o mais curável que existe no homem. Por isso, vale a pena se esforçar para superar qualquer que medo, preconceito ou insegurança em nome da preservação da saúde e da vida.